2ª Mostra INMinas de Teatro promove o lançamento e circulação da cooperativa teatral de Minas Gerais

  • Home /
  • 2ª Mostra INMinas de Teatro promove o lançamento e circulação da cooperativa teatral de Minas Gerais

2ª Mostra INMinas de Teatro promove o lançamento e circulação da cooperativa teatral de Minas Gerais

Após a primeira edição de sucesso em 2015, a Mostra inicia sua circulação no Estado Mineiro, promovendo atividades nas cidades de Sete Lagoas, Pará de Minas e Teófilo Otoni. Além de apresentações, encontro de grupos e palestras, ocorrerá o lançamento da Cooperativa de Teatro InMinas.

Criada em 2015, o Coletivo InMinas tem dedicado sua atuação à reunir forças e estruturar uma rede de cooperação entre aqueles que desenvolvem trabalhos contínuos no cenário teatral de Minas Gerais. Após realizar uma primeira edição de sucesso da “Mostra InMinas de Teatro”, que concentrou sua programação no centro da capital mineira envolvendo 33 grupos de teatro do Estado, o coletivo está anunciando dentro da Mostra a criação da Cooperativa de Teatro InMinas. Como ação de lançamento, promoverá durante o mês de março a circulação da Cooperativa para as cidades de Sete Lagoas, Pará de Minas e Teófilo Otoni.

A Cooperativa InMinas se dedica ao desenvolvimento de ações teatrais em todo o território do estado de Minas Gerais, consolidando parcerias com órgãos públicos e privados para qualificar as áreas de produção cultural, formação artística, circulação estadual, nacional e internacional, além da estruturação das bases de produção de grupos e artistas solos. Desta forma, a cooperativa se apresenta como catalisadora e capacitadora de teorias e técnicas, além de atuar na construção de uma rede entre artistas e técnicos do setor cultural, são objetivos criar e disponibilizar serviços necessários para a efetivação das produções artísticas, e ampliar nossas possibilidades de trabalho, assim aponta Rogério Gomes Idealizador do Coletivo InMinas e Coordenador Geral da 2ª Mostra InMinas.

A fundação da Cooperativa ocorreu no último dia 03 de fevereiro de 2019, com a presença de 31 artistas da capital, região metropolitana e interior de Minas. Na reunião de fundação lavrou-se a ata de abertura, com leitura e aprovação do estatuto, além de eleição para órgãos e dirigentes da cooperativa.

“Diante dos inúmeros desafios que enfrentamos todo o tempo na indústria criativa, empreender de forma coletiva e cooperada pode ser sim um lindo caminho a ser trilhado em busca de melhoria nas nossas condições de trabalho e de criação livre.”  Carola Castro (Nonada Criações. Assessora Jurídica do Coletivo InMinas e da 2ªMostra InMinas).

Em termos históricos a Cooperativa de Teatro, no estado de Minas Gerais, sempre esteve em vias de fato de existir, mas o fato nunca ocorreu até o dado momento, em que o Coletivo InMinas conseguiu reunir profissionais, argumentos políticos, éticos e artísticos para elaborar os primeiros passos da cooperativa de teatro mineira. Houve muita pesquisa sobre o contexto de atuação das cooperativas e suas categorias. Em 2015, Tiche Viana na época presidente da cooperativa, participou da programação da Mostra InMinas, compartilhando experiências do trabalho desenvolvido com os cooperados em São Paulo. Além de análise desta experiência foi levado em consideração nosso contexto mineiro, principalmente buscamos ouvir os órgãos da sociedade civíl, públicos e privados representativos, além de gestores culturais que também inspiram os trabalhos em andamento. Sem dúvida temos consciência de que a própria mostra e o trabalho artístico que é desenvolvido no nosso estado, há muito tem características de rede e conexões compartilhadas, mas agora estamos oficialmente unindo essas forças de trabalho para alimentar as bases produtivas e de formação para os artistas, buscando assim legitimar a cadeia produtiva da cultura, envolvendo também a consolidação de novas políticas públicas para a área do  teatro e sobretudo a manutenção e permanência das ações já existentes.

A Cooperativa está fundada e seu lançamento oficial acontece no interior de Minas, na 2ª edição da Mostra In Minas que tem como foco a interiorização. O plano é seguir a todo vapor, nos interiores e na capital fomentando a distribuição dos serviços para os cooperados. O convite para cooperar é aberto a todos os artistas e trabalhadores da área do teatro, comentou Sinara Teles, atriz, gestora cultural e atual representante legal da Cooperativa InMinas.

2ª Mostra InMinas

Norteada pelo tema “Interiorização”, a 2º mostra InMinas apresentará trabalhos da Cooperativa Inminas de Teatro, formada e organizada após a realização da primeira edição, com o objetivo de descentralizar todas as ações para buscar incluir o maior número possível de cidades nesse diálogo, difundindo e fomentando o cenário teatral do estado. A circulação e realização das atividades da programação acontecem nos dias 08, 09 e 10 de março em Sete Lagoas; 15, 16 e 17 de março em Pará de Minas; e fechando a mostra nos dias 22, 23 e 24 de março em Teófilo Otoni.

“A atividade teatral, em todas as suas etapas, pressupõe sempre uma coletividade atuando. Criar mecanismos que viabilizem a estruturação de uma rede que utilize práticas cooperativas, nas etapas de produção e circulação de espetáculos teatrais em Minas Gerais é um grande passo para garantia da existência e manutenção dessa atividade. Especialmente para aqueles agrupamentos teatrais que se encontram à margem, tanto geográfica quanto de acesso a recursos.”, contam Geraldo Octaviano, Idealizador do Coletivo InMinas e Coordenador Geral da 2ªMostra InMinas e Paula Libéria, Coordenadora de Produção da 2ª Mostra InMinas de Teatro.

Seguindo seu compromisso com o fomento da cena teatral mineira, a mostra promoverá uma programação com atividades variadas, convidando o público a entrar em contato não só com os grupos teatrais participantes, mas também a entrar em contato com a riqueza de possibilidades que o teatro possui enquanto manifestação artística e cultural. Desta forma, cada cidade receberá 2 (dois) espetáculos teatrais, uma palestra voltada para a produção e capacitação teatral, a realização de 1 (um) fórum destinado ao debate do contexto teatral de Minas e um palco aberto para a realização de saraus cênicos e musicais, que funcionará como espaço para apresentações organizadas e também permitindo que os participantes experimentem seus próprios trabalhos e criações no palco.

A equipe de coordenação da mostra, em parceria com os grupos locais que a receberão, recebeu via edital propostas para a seleção dos espetáculos teatrais que serão apresentados, bem como as inscrições para a distribuição de ajudas de custo aos interessados em participar da 2ª MOSTRA INMINAS DE TEATRO – INTERIORIZAÇÃO.

“Em 2015 buscamos nos conhecer melhor e abrir caminhos. Pudemos perceber de maneira muito concreta o poder que temos quando nos unimos. Em 2019, nosso sonho é maior e mais necessário nestes tempos sombrios. Agora, nossa articulação e organização é uma questão de sobrevivência.”  Brenda Campos, Idealizadora do Coletivo InMinas e Coordenadora da 2ª Mostra InMinas.

Sobre a Mostra InMinas

A 1ª Mostra InMinas aconteceu entre os dias 12 e 30/08/2015, nas salas João Ceschiatti e Juvenal Dias no Palácio das Artes, e no Parque Municipal. A iniciativa reuniu 33 grupos do interior e da capital do estado de Minas Gerais, artistas, escolas de teatro (UFMG, UFOP, CEFART, Teatro Universitário – UFMG e Arena da Cultura), representantes do poder público e da sociedade civil em um grande encontro com apresentações de espetáculos, debates, reflexões, palestras, aulas abertas, exposições, trocas, etc, em duas semanas de intensa programação. Desde a 1ª edição, a principal intenção já era de possibilitar um intercâmbio entre os participantes, estabelecendo redes de relacionamentos para que pudéssemos nos fortalecer, nos representar e proporcionar viabilidade e visibilidade aos trabalhos desenvolvidos.

“Durante a concepção e realização da 1ª Mostra InMinas de Teatro, conseguimos reunir muitos artistas e grupos das mais variadas regiões do estado e, nesse grande encontro, pudemos perceber a força do trabalho cooperado. É apostando nesse ajuntamento de forças que continuamos a sonhar em coletivo”. Keu Freire, Idealizador do Coletivo InMinas e Coordenador da 2ª Mostra InMinas.

A equipe de coordenação da 2ª Mostra InMinas – Interiorização é formada por Brenda Campos, Geraldo Octaviano, Keu Freire, Paula Libéria, Rogério Gomes, e Sinara Teles, membros dos grupos Cóccix Cia Teatral, Insensata Cia de Teatro, Olho Nú, todos integrantes do Coletivo InMinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *